terça-feira, 7 de novembro de 2017

Space Serie (2016): "Landing on Moon" - "Taking Off" - "Moon & Earth"

(P)  Desde pequeno o espaço sideral já chamava a minha atenção. As duas lembranças televisivas mais antigas que tenho, são dois fatos relacionados à astronomia (ambos ocorridos em 1986, quando eu tinha apenas 6 anos). O primeiro deles foi a explosão do ônibus espacial "Challenger" que matou 7 tripulantes, dentre eles Christa McAuliffe, a primeira professora civil numa missão espacial. Consigo lembrar das imagens mostradas pelo Jornal Nacional (TV Globo) da espaçonave se destroçando no ar (apenas 73 segundos depois da decolagem). Também me lembro do sentimento de tristeza que tive - em especial pela professora que nunca mais voltaria para a sala de aula pra contar aos alunos a sua experiência, e também por todos os alunos dela, que certamente estavam assistindo ao lançamento.

  A segunda lembrança foi a do Cometa Halley. Teve até campanha na TV com dingle e tudo... Lembro de ter ficado um tempão com a minha mãe olhando aquele céu de fevereiro, tentando ver o Halley, mas foi em vão: nunca vimos o bendito cometa. 
  Apesar dos finais frustrantes dessas lembranças, outra memoria me fez olhar o céu com mais admiração: em noites de lua cheia, minha mãe me chamava e dizia: -Vem cá que eu quero te mostrar uma coisa! As vezes do lado de fora de casa, outras vezes através de alguma janela...       Nesses momentos, mamãe contava histórias de quando ela era pequena na fazenda do meu avô e de como ela amava apreciar a lua, as estrelas, cometas e eclipses... num tempo em que a informação chegava pelas ondas do rádio.

  No cinema, dois filmes de ficção-científica (meu gênero favorito) me fizeram quase ter a sensação de estar no espaço: Gravidade (2013) e Interestelar (2014), fascinantes e claro assistidos em na versão 3D.
Vivendo em Miami (inverno americano de 2016) descobri dois programas de TV que me trouxeram uma visão mais científica do universo: Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo / Cosmos: A Spacetime Odissey apresentado pelo físico Neil deGrasse Tyson viajando pelo universo em sua futurística espaçonave, e "Como o Universo Funciona / How the Universe Works e suas simulações utilizando computação gráfica que me viciaram nesse tipo de programa.
Enfim, minha série Espaço, é uma homenagem à todas essas lembranças. 

(E)  Since I was a little kid outer space had already called my attention. The oldest memories from TV I have are about 2 facts related with astronomy (both happened in 1986, when I was 6 years old). The first one was the explosion of the space shuttle Challenger that killed 7 crew, between them Christa McAuliffe - the first civilian teacher in a space mission. I can remember the images shown by the Jornal Nacional (Globo TV's news television) of  Challenger destroyed in the air (only 73 seconds after take-off). I also remember feeling sad, especially by the teacher who never more would come back to the classroom to share her experiences, and by her students who certainly were watching the launch.
  The second memory was about The Comet Halley. In Brazil we had a TV jingle calling people to watch the comet passing thru the sky! I got so excited! At the end, I didn't see the comet but I got that feeling. And even with the frustratating ending, another memory made me look to the sky with more admiration: in moonlight, my mom called me and said: - Come here, I want to show you one thing. Sometimes outside the house, sometimes through some window... In these moments, my mother told me stories of  when she was a child at my grandfather's farm and how she appreciated the moon, the stars, comets and eclipses... in a time that all the information arrived by radio stations.
  About cinema, two science fiction movies (my favorite genre) gave me the sensation of almost being in space: Gravity (2013) and Interstellar (2014): I watched both in 3D and just got facinated. 
  Living in Miami (American winter of 2016) I discovered 2 TV shows that brought several explanations about the universe in a way I had never seen before: "Cosmos: A Spacetime Odyssey" hosted by the physicist Neil deGrasse Tyson, traveling through the Cosmos in his futuristic spaceship, and How The Universe Works with amazing computer generated images (CGI) that got me and my partner addicted to this kind of show. Anyway,my space series is an homage to all those memories.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário