segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Men Torsos Series - Série Torsos Masculinos (Provincetown, MA - 2017)

(P)  No início da adolescência, eu costumava assistir muitos desenhos animados sendo dois deles meus favoritos: "He-man" e "She-ra". Em certo ponto, comecei a prestar atenção em detalhes de cada personagem como o nariz, os olhos, o perfil e as proporções do corpo. Instintivamente comecei a desenhar do meu jeito aquilo que tanto me inspirava. Uma vez minha irmã viu um desses meus desenhos inspirados naqueles programas e ela me pediu para desenhá-la. Ela adorou o resultado - o que foi um incentivo pra eu continuar fazendo. Empolgado, passei a combinar as características que eu observava nos desenhos animados com pessoas reais, e dando nome a cada um deles que geralmente eram mulheres. Eu tinha receio de desenhar personagens masculinos e mostrá-los para os outros. Certamente por medo de chamar atenção para algo que eu precisava esconder - a minha sexualidade, bem confusa naquela idade. Os anos se passaram e graças a Deus eu me resolvi muito bem sobre esse assunto. 
  Quando estava no Rio em março de 2017, eu tinha acabado a série "Bichos" e estava procurando inspiração pra desenhar uma coisa diferente das que eu já vinha fazendo como edificações e paisagens. Foi então que tive a vontade de desenhar um homem de barba e essa foi a chispa para uma nova série. Fiz diferentes tipos masculinos, incluindo torsos musculosos a cada um deles. Confesso que foi uma libertação. De volta à Provincetown em maio, comecei a preparar a minha nova exposição: "Episódios de Provincetown". Após alguns meses de trabalho, eu tinha 12 peças em mãos, sendo 5 delas sobre paisagens de Provincetown e 7 com os desenhos dos torsos masculinos. Meu amigo Tom, ao ver aqueles desenhos me incentivou a também fazer camisetas com aqueles desenhos. Depois de alguma resistência, propuz ao John (Niblock), dono da Hook Provincetown - a loja de camisetas onde eu trabalhei - de fazermos as camisas. Ele topou e as camisetas foram um sucesso, assim como a exposição. Confesso que desenhar esses torsos masculinos foi libertador e agora mais do que nunca, motivo de orgulho por serem parte da minha arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário